F1: Leclerc lidera 1º treino com erros e Mercedes melhor na estreia de Miami

Monegasco disputou primeira posição no treino livre com Sainz e surgiu nos últimos minutos para bater Verstappen; Russell ficou em segundo lugar e o holandês da RBR em terceiro. Hamilton foi oitavo

Líder do campeonato de construtores na F1 em 2022, a Ferrari começou o GP de Miami na frente nesta sexta-feira, tendo Charles Leclerc como o mais rápido do primeiro treino livre. O monegasco anotou 1m31s098 em sua melhor volta, com vantagem de apenas 0s071 sobre George Russell, liderando a Mercedes em um começo de fim de semana mais positivo. Max Verstappen, que também andou na ponta, é terceiro.

Apesar da evolução da Mercedes, Lewis Hamilton foi apenas oitavo na sessão, marcada por uma série de deslizes dos pilotos e uma batida provocada por Valtteri Bottas na metade do treino – com a pista sendo um território ainda desconhecido dos pilotos e a flutuação na temperatura e aderência.

O treino em Miami começou pouco movimentado. Max Verstappen e Sergio Pérez se alternaram entre os rivais na liderança ainda no primeiro terço da sessão, mas ao longo de boa parte do treino, a disputa pela ponta da tabela se concentrou entre Leclerc e Carlos Sainz.

No entanto, o espanhol furou um pneu após o retorno da bandeira vermelha acionada na batida de Bottas. Verstappen, calçando pneus macios, ganhou força e assumiu a liderança nos minutos finais do treino até ser superado pelo monegasco da Ferrari.

A Mercedes pôs Hamilton e Russell nas primeiras colocações e chegou a tê-los ocupando a vice-liderança, com o britânico do carro 63 retomando a posição nos instantes finais do treino. Já o heptacampeão precisou tirar o pé em suas últimas tentativas e não conseguiu melhorar.

Treino positivo também para a Williams, que chegou a ter Alexander Albon entre os três primeiros e terminou a sessão no top dez, ocupando o sétimo lugar à frente do próprio Hamilton.

O segundo treino do GP de Miami será logo mais, às 18h30 (horário de Brasília). O ge acompanha em tempo real.

Sessão marcada por incidentes
Antes mesmo do início da sessão na pista, Esteban Ocon quase colidiu com Geroge Rusell na saída do pitlane, ao ser liberado dos boxes de forma insegura.

No traçado, Guanyu Zhou estreou a área de escape de Miami, e não foi o único: além de Leclerc e Yuki Tsunoda, que também erraram o traçado, Verstappen chegou a tocar o muro na saída da curva 1.

Os trechos mais lentos da pista, entre as curvas 13 e 16, deram trabalho: Pérez evitou um incidente no último momento naquele ponto, e Fernando Alonso também escorregou. Vettel e Schumacher também não passaram ilesos, mas não excederam a área de escape da pista.

O primeiro incidente do fim de semana veio com Valtteri Bottas perto do terço final da sessão. O finlandês da Alfa Romeo perdeu a traseira e bateu de trás na barreira macia de proteção do trecho.

A bandeira vermelha acionada por Bottas foi removida a 16 minutos para o fim da sessão e Sainz protagonizou outro incidente, ao rodar pela área de escape na curva 4. O espanhol, que liderava o treino, furou o pneu dianteiro direito.

Ver mais em: https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/2022/05/06/f1-leclerc-lidera-1o-treino-com-erros-e-mercedes-melhor-em-estreia-de-miami.ghtml

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Posts recentes: